segunda-feira, 21 de maio de 2012

Às vezes, o que falta é só um abraço

Um dia eu descobri que, mais do que nunca, o que falta às vezes é só um abraço. Não é necessário um beijo, uma promessa de amor eterno ou mesmo dinheiro, fama e poder. Muitas vezes o que muda a vida de alguém é um abraço.


Hoje eu estava conversando com minha irmã. Eu descobri que ela estava chateada comigo há alguns dias e não tive coragem de perguntar o porquê. Fui deixando os dias passarem até que tivéssemos a oportunidade de conversar sobre o que aconteceu.


Conversamos, ela explicou o que ocorrera, descobrimos que foi só um mal entendido e tudo se esclareceu. Mas, eu percebi que, no fundo mesmo, o que ela precisava era de um abraço. Sabe aquele abraço que não muda nada mas ao mesmo tempo muda tudo? Aquele abraço que não importa o que esteja acontecendo ao redor ele melhora o seu dia? Pois é... era esse abraço.


Um dia, há um bom tempo atrás, eu estava me sentindo muito sozinha. Eu estava triste mesmo, dolorida por dentro e me sentindo a pior das criaturas. Sei que não sou nada disso mas naquele dia eu não conseguia me ver diferente, não conseguia me olhar com os olhos que Deus me vê. Então, quase chegando no trabalho eu orei e pedi ao Senhor por um abraço. Subi para trabalhar e comecei o meu dia fazendo mil coisas para me distrair e esquecer daquilo que me machucava e esqueci da oração que tinha feito.


Passou um tempo e um homem que trabalha comigo há anos me desejou bom dia animadamente. Eu respondi da melhor forma que pude e começamos a conversar um pouco sobre as atividades que tínhamos em comum naquela semana quando, de repente, ele olhou para mim e me disse: "Venha aqui. Você precisa de algo. Deixa eu te dar um abraço!" e me abraçou longamente. Percebendo que eu não estava bem, me levou para tomar um café da manhã, me distraiu e mesmo não perguntando o motivo pelo qual eu estava triste, fez com que eu me sentisse melhor.


Estranhamente esse homem é um dos seres humanos mais focados em ganhar dinheiro que eu conheço na vida. Mais estranhamente ainda ele olhou para mim como um ser humano (coisa rara) e viu através da máscara de profissionalismo e atitude que eu vestira e, sem palavras, mudou o meu dia. Sem saber, ele foi instrumento de Deus para a resposta de uma oração muito sincera, vinda do mais profundo do meu ser.


Sentando agora para pensar no que aconteceu com a minha irmã, eu vi que na verdade, depois do abraço, ela me pareceu bem melhor. Claro que no nosso caso de hoje conversamos, ela contou o que estava acontecendo e pudemos nos acertar, o que ajudou muito. Mas eu notei que ela não chorava por minha causa... e na verdade, nada do que eu fizesse poderia mudar o que está acontecendo... a não ser dar um abraço.


Portanto, percebi que em momentos difíceis, quando me sinto impotente (e sou mesmo incapacitada) para resolver uma determinada situação, sempre tenho uma arma comigo: dar aquele abraço longo e apertado, oferecendo um ombro amigo. Pode não ser muita coisa mas como eu descobri hoje, às vezes, o que falta é só um abraço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário