quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
O tamanho de Deus
Hoje de manhã ao abrir uma rede social li a seguinte história:
"Um garoto perguntou ao pai: "Qual o tamanho de Deus?"
Então, ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho: "Que tamanho tem aquele avião?"
O menino disse: "Pequeno, quase não dá para ver"
Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou: "E agora, qual o tamanho desse?"
O menino respondeu: "Nossa pai, esse é enorme!"
O pai então disse: "Assim é Deus: o tamanho vai depender da distância que você estiver Dele. Quanto mais perto você está, maior Ele será na sua vida".
Sim, a história por si só já oferece o suficiente para reflexões mais profundas mas, neste início de dia, eu me permiti ser egoísta e começar a pensar no tamanho de Deus para mim. É, pode ser egoísta só que definitivamente eu só posso medir o tamanho Dele na minha vida com precisão, afinal, é o meu olhar e a minha distância do que Ele tem para mim (ou não).
O que me ocorreu é que estamos tão acostumados a nos considerar o centro das coisas que temos a audâcia de medir o tamanho de Deus considerando como referencial o nosso próprio tamanho ou o nosso campo de visão. Ou seja, acreditamos e nos baseamos nas nossas medidas e capacidades de julgamento para avaliar algo que é infinitamente maior e mais complexo do que nós mesmos, o que é uma tremenda arrogância na minha opinião. Não que eu faça isso mas sinceramente me dá uma certa vergonha de admitir que eu mesma caio nessa com frequência.
Uma pessoa madura não mediria o tamanho do avião pela proximidade que ela está dele e sim por dados informativos, tais como peso, tamanho, espessura, quantidade de peças, potência do motor e outras coisas que são conceitos absolutos para qualquer ser humano e absolutamente inquestionáveis. Não cairia portanto na tentação de dizer que algo com cinco ou dez metros é pequeno ou grande, ou seja, não encaixaria o avião nas regras da teoria da relatividade. No caso de Deus, chega a ser engraçado tentarmos encaixar o Absoluto em conceitos relativos.
Neste sentido, entendo que a Bíblia nos concede medidas absolutas Dele. Ok, muitos vão dizer que ela foi escrita por homens, como se os outros escritos não o fossem... mas, o ponto é que ali encontram-se conceitos (demonstrados na prática, obviamente, porque as nossas mentes são pequenas o suficiente para não conseguir lidar com a abstração pura de conceitos absolutos) que nos mostram quem Ele é ou, em última instância, o tamanho Dele.
É claro que como a maioria de nós assemelha-se ao menino em termos de maturidade e experiência com Ele, precisamos tomar um taxi de vez em quando e ir ao aeroporto para entender do que estamos falando. Para quem já viu um avião de perto (especialmente para quem o faz pela primeira vez) é fácil de entender a extensão do nosso Deus... aliás, acho que mais chocante é ver um navio porque via de regra eles são muito maiores do que os aviões e cabem definitivamente muito mais pessoas do que os nossos pássaros de metal.
Enfim, acho que o "taxi para o aeroporto" na vida de um ser humano é a oração. Ou seja, quando precisamos saber o tamanho do nosso Deus, precisamos efetivamente nos aproximar Dele e esse é o meio. Orar não muda o coração Dele, não faz com que Ele te conheça mais ou que Ele saiba melhor o que você prefere ou não: Ele é o que Ele era e o que Ele sempre será e isso é imcompreensível em termos práticos para nós... mas nós, quando vemos um avião pelo lado de fora e nos damos conta do tamanho dele percebemos que era a nossa visão que precisava ser ajustada e não o tamanho do avião.
Quantas vezes não sofro porque fico olhando Deus de longe, achando que Ele é pequeno e que não poderá fazer aquilo que sinto que preciso (ou o que desejo apenas) mas, chegando mais perto, percebo que na verdade, era eu que estava longe demais e, de repente, o que eu pedia já não faz mais sentido?
Devo agora parar de escrever e chamar o meu taxi para que neste dia em que particularmente acordei com alguns valores divididos em meu coração as coisas se alinhem ao encarar de frente o avião e relembrar o quanto ele é grande e eu sou pequena... mais tarde conto como foi a experiência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário