segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Uma coisa/ pessoa deve ser amada para depois ser amável

Hoje à tarde eu tive o privilégio de conversar com três mulheres que não sei bem se entenderam o que houve ali mas, com certeza, mudaram o rumo da minha vida. Bom, na verdade, elas aumentaram a minha fé e me fizeram ver que Deus é maior do que qualquer distância física, qualquer limitação de tempo, e do que qualquer sonho ou pretensão humana também.

Durante a conversa com uma delas, ela cita essa frase, explicando que esta é a base ou o ensinamento principal que se pode extrair do conto de fadas "A Bela e a Fera". Eu confesso que ela falou mais uma série de coisas sobre o assunto e deu até alguns exemplos que eu prefiro não comentar aqui, não porque sejam ruins mas porque eu creio que exporiam uma pessoa que amo e prefiro manter guardada apenas no meu coração, mas o principal, que me fez ficar com os olhos cheios d'água foi que eu entendi com a explicação dela de modo novo o propósito do sacrifício da cruz de Cristo.

Uma das histórias que ela contou (e essa eu quero mencionar) é de uma criança pequena que, com dois anos de idade, já tinha sido expulsa da escola em que estava, simplesmente porque mordia absolutamente tudo e todos que apareciam à sua frente. A escola que a expulsou não quis mais lidar com o problema que a menina representava para a instituição, já que agredia seus colegas e professores. E os pais, desesperados, a inscreveram em uma escola cristã.

Chegando lá, os professores decidiram acolher a menina. Sabiam que o trabalho seria duro e que a criança precisava de muitas coisas, entre elas oração e ajuda. E a família também. Afinal de contas, como será que é ser mãe de uma criança que, com apenas dois anos de idade, foi expulsa por "mau comportamento"? Provavelmente deve ser devastador para todos. E a escola não desistiu da menina. Aquela criança que, com dois anos, agredia a todos, foi acolhida e amada, mesmo não sendo considerada "desejada" pela outra escola. E, com o passar dos dias, com muito carinho e oração, ela foi sendo transformada. E com isso, toda a sua família também foi sendo mudada e todos conheceram Jesus (com exceção do pai que ainda não se rendeu à Cristo).

Ou seja, aquela criança foi amada antes mesmo de ser amável. E por causa disso ela pôde expressar tudo aquilo para o qual ela foi criada: hoje, com sete anos, ela é uma benção, e ora pelos seus colegas, conversa com autoridade sobre as coisas de Deus e é, pela descrição de quem os conhece, um amor. Mas, antes de ser amável, o processo de ser amada foi fundamental.

Imediatamente meus olhos encheram d'água. Isso porque mal sabe essa mulher que me contou isso que, na ida para a escola, eu conversava com Deus sobre o propósito de insistir em me importar com certas pessoas que aos olhos de outros são tão indesejáveis, e eu me questionava porque eu gosto de pessoas que são improváveis e não quero desistir delas. E de repente, ouço isso e entendo que foi isso que Jesus fez por nós: Ele nos amou primeiro para que, uma vez sendo amados, nós pudéssemos dar aquilo que recebemos e, então, sermos amáveis.

Não sei explicar o alívio que me deu por lembrar que eu mesma nunca fui muito amável até que decidi aceitar o amor de Cristo por mim e em mim. Eu ainda não sou uma flor de pessoa mas sei o quanto Deus já agiu em mim e através de mim e sei que Ele tem muito mais méritos do que eu possa contar. E que certamente tudo isso que Ele tem feito em mim é fruto do amor que Ele me demonstra todos os dias, através de Sua infinita misericórdia, de Seu imenso amor e de Sua graça inexplicável.

Então, eu me senti muito confortada e menos inadequada de continuar acreditando em pessoas nas quais praticamente ninguém acredita ou que, aos olhos da maioria, são simplesmente "casos perdidos", ou incompreendidas, ou ainda pessoas que não inspiram confiança de muitos. No fundo, eu nunca soube ser diferente e acho que Deus me fez assim para um propósito que ainda não sei bem qual é. Mas sei de uma coisa: se Ele não desistiu, eu não posso desistir também e faço, a partir de hoje, dessa frase um lema que pretendo seguir e aplicar em todos os dias da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário