Quantas vezes já cantei canções que falam que estou rendida a Deus e que entrego tudo a Ele? E quantas vezes permiti que isso fosse verdade na minha vida? Pior: quantas vezes isso foi uma verdade por apenas um momento? Não sei dizer quantas vezes já fiz tudo isso, mas sei o quanto me cansa levar as coisas com a minha força, e sei o quanto me pesa brigar para retomar o controle das mãos de Deus.
É como se estivéssemos sentados assistindo televisão e, de repente, eu notasse que estou sozinha assistindo a um programa qualquer porque, embora Ele esteja ali, não está assistindo comigo. Quando questiono a Sua "ausência", Ele explica que aquilo não é bom e que não concorda com a minha escolha, e que só está ali para garantir que nada de perigoso aconteça comigo. Mas... Ele não toma das minhas mãos o controle. Quando então canso de me sentir sozinha assistindo aquele programa ou quando começo a avaliar e entendo que Ele está certo (ai, ai... Ele SEMPRE está certo mas volta e meia insisto ainda em esquecer-me disso) então lembro-me que Ele sabe todas as coisas e que se Ele escolher um programa será certamente o melhor da grade da televisão naquele momento e decido entregar o controle para Ele.
Tudo fica bem quando entrego o controle, e o programa novo começa. Claro, como todo programa emocionante, ele começa devagar, contextualizando várias coisas e apresentando quem são os envolvidos ali. Mas, exatamente por ter todo esse cuidado, aos olhos de alguém ansioso, esse programa pode parecer parado demais, ou então desinteressante, como se nada fosse acontecer. E começa a dar vontade de mudar de canal... e aí, você se lembra de que o controle não está em suas mãos, mas você o entregou a Ele..
E aí, o que fazer? Você assiste mais um pouco e nada parece mudar... a mesma calma, a mesma coisa por vários e vários minutos... você começa a sentir sono e querer desistir daquilo porque está demorando demais para acontecer alguma coisa... e de repente, te ocorre que é fácil de resolver: é só mudar o canal. E com isso começa aquele conflito interno entre esperar até que o programa fique do seu gosto (porque se Deus escolheu o programa com certeza é o melhor) ou pedir de volta o controle para mudar de canal. E Deus, Gentil como é, vendo a sua cara de insatisfação com a coisa, Ele pausa o programa e coloca o controle do seu colo.
Deus não vai embora da sala, e fica ali esperando o que você vai fazer. Se você mantiver o programa que Ele escolheu, então Ele vai procurar te contar pequenos pedacinhos do que virá para que você não perca a esperança no programa. Mas, claro, Ele não vai te contar tudo, senão a coisa toda perde a graça.
Você pode também, por ter recebido o controle de volta, não mudar nada mas não retomar o programa e ficar questionando sobre a escolha Dele. Não é ilícito, mas definitivamente isso não é fé. Claro que podemos perguntar a Deus sobre o que Ele escolheu para nós e porque, na opinião Dele (quanta arrogância... só de me ouvir lendo o que escrevi fico pensando em quantas vezes isso foi verdade na minha vida e fico até com vergonha), aquilo é o melhor. E sim, Ele vai explicar quantas vezes forem necessárias, desde que de fato estejamos com o intuito de entender, e o objetivo seja apenas eliminar a confusão da mente.
Agora, você pode simplesmente questioná-Lo para tentar (mesmo sem querer) provar que Ele está errado, ou simplesmente ignorá-Lo e mudar de canal. Neste caso, Ele vai continuar na sala, garantindo que está por perto para quando você precisar, mas vai voltar Sua atenção para outras coisas. Ele só sairá da sala se e quando você O convidar a se retirar.
Fé mesmo é entregar o controle, sentar-se ao lado Dele, e dispor-se a assistir o que Ele escolher. Quando começar a ficar complicado, ou meio incômodo, conversar com Ele é a melhor opção. Pode ser que em alguns momentos Ele demore um pouquinho para responder, ou te mande ficar quieta para assistir e esperar o que vai acontecer adiante, mas tenha a certeza: vai valer a pena!
Que tal então entregar o controle, sentar-se ao lado Dele e curtir o momento? A escolha é sua. Ele está esperando para sentar-se com você e fazer você viver tudo o que Ele planejou. Mas, como não sabemos de tudo (nem do que passou, quanto mais do que virá), precisamos confiar que Ele, em Sua infinita sabedoria, realmente tem o melhor, e seguir adiante mesmo quando o programa estiver meio parado, ou até mesmo chato, sem desistir de assistir, sem mudar de canal, sem reclamar, mas com uma santa expectativa em relação a tudo aquilo que Ele preparou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário