Aprendi algo que parece bem simples mas está bem longe de ser: uma vez que Deus é perfeito, se Ele disse algo pra você, e isso ainda não se tornou realidade, o problema não está no que Deus disse, mas no que você fez com isso.
Inicialmente, a conversa começou com um "a Bíblia fala que todos tem a capacidade de profetizar", e cabe esclarecer aqui que profetizar nada mais é do que a atitude de dizer aquilo que se está ouvindo da parte de Deus. Só que, continuando o assunto, se todos podem profetizar, e Deus assim o disse, e considerando que profetizar depende de ouvir algo da parte de Deus, então não é que Deus não esteja falando, mas nós não estamos ouvindo (ou pior, podemos estar simplesmente deixando de liberar aos outros o que nos foi dito). Confuso? Vou simplificar: se Deus disse que todos podem profetizar, significa que Ele está se dispondo a falar com todo mundo. Portanto, quando existe da nossa parte a disposição de profetizar, Deus fala conosco. Simples assim!
Uau! Que coisa mais maravilhosa, mas ao mesmo tempo, mais séria e profunda!!! Isso significa que quando nos dispomos a ouvir, Ele fala. Mas será que Ele fala só quando nos dispomos a ouvir? Ou será que mesmo quando não nos dispomos a ouvir mas já nos dispusemos a servi-Lo de algum modo Ele tenta falar conosco? Ou será que Ele tenta falar com todo mundo e nós é que não estamos acostumados a reconhecer a Sua voz? E quando não temos disposição de ouvir nada da parte Dele mas precisamos ouvir alguma coisa que pode nos salvar? Será que mesmo assim Ele falaria?
Sendo Deus O Pai de Amor, eu tenho certeza de que Ele sempre vai tentar nos dizer algo quando existir a oportunidade de nos abençoar, ou de nos usar como canal de benção a outros, mesmo quando não estivermos dispostos a ouvir, ou mesmo quando não estivermos ainda acostumados com determinado tipo de comunicação. Sendo assim, o que está escrito na Bíblia sobre todos poderem profetizar fica mais claro e mais palpável, mais tangível. Mas eu creio que esse princípio funciona para qualquer outra coisa que Deus tenha afirmado, e não só em relação ao ato de profetizarmos.
O meu ponto é: se recebemos uma promessa da parte Dele, e ela ainda não se cumpriu, o problema não está Nele, porque a parte Dele está em dia. Ou seja, por que quando recebemos profecias elas nem sempre se cumprem?
Meus palpites:
a) Nem tudo o que ouvimos são palavras da parte de Deus (às vezes, como o povo brinca, o que a gente ouve é mais uma "profetada" do que uma profecia) e para checar a origem é simples: confrontar o que foi dito com a Bíblia e com aquilo que Deus já tem feito e dito em outras ocasiões para você. Deus não gera confusão e não causa dúvidas. O que pode trazer confusão e dúvidas é a nossa ignorância em relação ao caráter Dele;
b) Nem sempre o tempo certo pras coisas acontecerem já chegou: às vezes a gente ouve uma promessa e acredita que ela vai se cumprir num prazo que a gente estabelece no coração, seja por ansiedade, seja por desejo da carne mesmo. Não ter se cumprido ainda não significa necessariamente que não se cumprirá; às vezes o nosso tempo é beeem diferente do tempo de Deus para as coisas;
c) Às vezes Deus planeja um caminho mas a gente curte alongar a caminhada: eu já ouvi (e disse várias vezes no passado, e me arrependo por isso) que se podemos complicar, para que simplificar? Pois é... a gente é expert em complicar e dificultar aquilo que Deus planeja para nós, seja com a incredulidade que permitimos que nos abrace, seja com a arrogância que permitimos que nos comande, seja pelo medo que permitimos que nos domine. Parece às vezes que somos prudentes, mas muitas vezes estamos sendo incrédulos mesmo;
d) Promessas são sementes de plantas que podem florescer ou simplesmente morrer: quando plantamos uma semente, não basta colocar a dita cuja na terra e esperar. Sem água, sem luz, sem ar e sem espaço para firmar as raízes e crescer o caule essa semente vai morrer e não vai gerar nada além de frustração. Isso significa que precisamos ter muito cuidado quando recebermos algo da parte de Deus porque, infelizmente, creio que tudo aquilo que nos for dado e que enterrarmos sem gerar bons frutos nos será cobrado; seja no céu, seja pelas consequências durante a nossa caminhada.
Então, eu tomo uma decisão aqui: não aceito mais esse marasmo e essa vida de desperdiçar promessas. Não aguento mais essa vida em que vejo que as promessas são adiadas simplesmente porque eu não as rego de modo adequado, e não as cuido com a frequência necessária. Decido crer no que Ele diz integralmente, e alimentar meu coração e a minha mente com a opinião Dele, com as palavras Dele, com as provas do caráter benigno que Ele já mostrou diversas vezes pessoalmente pra mim que possui. Eu decido crer, avançar, seguir adiante, cumprir o propósito, não mais andando em direção ao alvo, mas correndo com todas as minhas forças, com todo o meu entendimento, e com todo o meu ser, prestando culto racional a Ele, e me alimentando do Amor que lança fora todo o medo e a tudo vence.
Lindas Palavras, compõe uma relação entre você e Deus, é de sonhar acordado
ResponderExcluir