segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O homem faz planos... e Deus ri

Engraçado, eu ouvia isso muito por um bom tempo e sempre fiquei triste quando ouvia isso... na verdade, sentia ao ouvir isso que a pessoa que estava falando achava que Deus era quase um sádico, que deixava a gente sonhar, criar expectativas, desejar algo e, no fim, Ele ria quando não dava certo. Sendo assim, eu nunca gostei dessa expressão.


Hoje de manhã, chegando ao trabalho, percebi que algo estava errado (além de uma tremenda dor de cabeça) e pedi ajuda para que outros de fora clamassem ao Senhor por mim. De repente, fui chamada à sala do meu diretor e fui informada de que eu voltaria a atuar em outra diretoria fazendo algo que eu não planejava voltar a fazer.


Estranho... eu queria mesmo mudar o meu rumo profissional, mas não queria perder as conquistas pessoais dos últimos tempos. De repente, vejo que não tenho opção e que a escolha já foi tomada por mim.


Por um lado foi assustador porque a notícia foi dada em tom de "puxão de orelha" já que foi como se eu não estivesse me encaixando mais por aqui. Por outro lado, eu já vinha me sentindo assim mesmo: como se eu não fizesse parte disso tudo... e de fato já não fazia mais mesmo. Fica no meu lugar o rapaz que insisti para não demitirem e que tornou-se alguém de confiança da chefia (o que é positivo).


Por outro lado, veio o alívio: fui chamada para abrir caminho, ser atalaia do Senhor e não sei fazer isso de boca calada. Agora, pelo menos, tenho a oportunidade de lidar com fantasmas do passado, provar para mim mesma e para os demais a obra que o Senhor tem feito na minha vida e de fato dar um testemunho da graça Dele (Senhor, me dá sabedoria para fazê-lo dessa forma!).


Olhando tudo isso, lembrei-me dessa frase que escutava e, dessa vez, ela teve uma conotação diferente: o Senhor permite que planejemos, incentiva que sonhemos (quem não sonha está morto) mas principalmente espera que estejamos conectados com Ele, preparados para que as mudanças ou ajustes de rumo que Ele promove para cumprir aquilo que diz em sua palavra ("E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." - Romanos 8:28). Quando não estamos conectados, quando fazemos planos, Deus olha e ri... mas não porque fica feliz ou acha engraçado que o que estamos intentando será frustrado por um Deus vingativo, mas ri da nossa inocência, da nossa ingenuidade e da nossa arrogência de achar que podemos fazer as coisas por nós mesmos.


Glória ao Senhor que tem me coberto de Sua abundante graça e de misericórdia intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário