segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quem não tem inimigo é porque nunca tomou posição na vida


Outro dia ouvi essa frase e fiquei a pensar: será que isso é verdade? Será que realmente todo mundo que tomou alguma posição na vida pelo menos uma vez sequer ganhou ao menos um inimigo?


Particularmente eu penso que quando tomamos posições vamos sempre desagradar alguém, ou porque as pessoas que gostam de nós discordam do que decidimos, ou porque as pessoas que não gostam de nós esperavam menos da gente. O ponto é que, eventualmente vamos desagradar.


Até Jesus, Aquele que creio ser o filho de Deus (Aquele que creio ser o próprio Deus vindo à Terra para nos livrar do pecado) acabou desagradando algumas pessoas. Aliás, algumas não... a maioria. No caso de Jesus, isso acontecia porque Ele escancarava aquilo que as pessoas não tinham vontade de consertar ou corrigir. Por outro lado, Ele tratava com amor e urgência aqueles que não eram queridos por ninguém.


O outro lado da moeda é que, mesmo que sejamos profundamente maus, sempre terá alguém que nos apóia. Nem que seja o diabo. Isso nos faz concluir que nunca estaremos completamente sós em nossas posições.


Isso me lembrou o profeta Elias (1 Reis 19) que depois de enfrentar os profetas de Baal por duas vezes diz que está só porque todos os demais profetas de Deus morreram. Curioso como a solidão atacou Elias de modo tão avassalador. Mais curioso ainda é pensar que um homem com tamanha fé para fazer a lenha verde e molhada pegar fogo pôde se sentir sozinho, esquecendo-se que Deus estava ao seu lado.


Por isso, chego a algumas conclusões:


1) Nunca estamos sós, mesmo quando decidimos algo mau;
2) Quando decidimos manter uma posição em conformidade à palavra de Deus, mesmo que todas as pessoas que conhecemos se coloquem contra, provavelmente existirão outras que não conhecemos que estão em outros pontos do mundo se colocando na mesma posição;
3) Mesmo que mais nenhum ser humano esteja na mesma posição, se estivermos seguindo ao encontro da palavra de Deus, estaremos com Deus e portanto, nunca sozinhos;
4) Se estivermos contra a palavra de Deus, sempre teremos o diabo a nosso favor


Portanto, quando eu me sentir sozinha porque ninguém me entende, por mais que esteja me sentindo solitária, agora sei que alguém me acompanha. Então, a escolha não é ser ou não ser só mas é escolher com quem vou caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário