domingo, 1 de dezembro de 2013

Chega de manipulação!

Engraçado como certas coisas são tão óbvias e mesmo assim a gente não enxerga. Hoje Deus me permitiu passar por uma situação ridícula para que eu percebesse o quanto eu aprendi a manipular os outros e o quanto eu mesma, sem perceber, faço ou tento fazer isso com os outros. E, de repente, para mim mesma, a máscara caiu.

O curioso é que essa máscara só servia para mim porque acredito que as pessoas em geral que estão ao meu lado já sabiam que a minha natureza é assim há tempos... só eu não entendia. Talvez porque ninguém tenha me dito isso com essas palavras (por sinal, nunca teve uma viva alma que tenha me dito isso) ou talvez porque tenham tentado de modo mais sutil me contar isso mas eu simplesmente ignorei por não ter entendido do que se tratava. O fato é que hoje ficou muito claro para mim como é que eu me relaciono ainda com certos tipos de pessoas, especialmente as autoridades.

Pensando bem, eu me lembro de algumas pessoas me dizendo que eu sou controladora mas eu sempre achei que isso tinha a ver com a aceitação dos fatos e das circunstâncias ao meu redor. E pior: sempre achei que vinha melhorando nesse sentido e que isso já estava ficando para trás. Só que hoje, do jeito mais inusitado e sozinha, Deus me mostrou o quanto eu tenho a tendência a manipular as pessoas mesmo sem perceber. E isso me deixou chocada, assustada, envergonhada e sem reação.

Fazendo uma retrospectiva, seria fácil identificar os possíveis "culpados" pelo fato de eu ser assim e ter aprendido a manipular de modo tão sutil que nem eu mesma percebi até aqui. Bom, na verdade, até um pouco específico da minha vida eu sabia que era assim e sinceramente gostava muito inclusive desse meu traço de personalidade porque achava que isso era sinal de força e que só assim eu conseguiria atingir os meus objetivos. Diga-se de passagem, esses objetivos sempre foram bem autocentrados, mesmo quando eles pareciam muito altruístas. Eu explico: muitas vezes eu quis que determinadas coisas que beneficiariam muitos acontecessem mas, examinando mais a fundo, eu só queria que acontecessem para principalmente ter os méritos daquilo e ser valorizada. Às vezes deu certo, às vezes não, mas nunca valeu a pena.

De uns tempos para cá Deus vem me mostrando o quanto esse padrão é terrível e nos afasta daquilo que Ele realmente tem para nós como estilo de vida: amar ao próximo como Ele amou. E manipular, sinceramente, não tem nada a ver com a natureza de Deus, já que Ele mesmo foi quem colocou o livre arbítrio em nós. Inclusive é um tipo de característica que é bem traiçoeira porque, de início, parece que funciona bem porque os "resultados" aparecem rápido mas, com o tempo, você nota que as bases da relação que construiu com aquela pessoa simplesmente não são sustentáveis. E normalmente você percebe isso quando a relação está ruindo.

Eu não sei bem pelo que as pessoas que oram por mim tem orado mas posso afirmar que tem funcionado de um jeito que eu nunca imaginei. Por sinal, quanto mais eu abro o meu coração para Deus mexer, mais porcaria aparece... é uma coisa incrível! Mas o ponto é que, de fato, Deus tem descortinado uma série de coisas que precisam ser resolvidas e que pelo que vejo são fundamentais para que as coisas andem na minha vida e o propósito Dele seja cumprido em mim e através de mim.

Por causa do que aconteceu, o Espírito Santo me fez entender uma coisa que falavam para mim há tempos e que simplesmente não fazia sentido: uma mulher de Deus NUNCA deve tentar conduzir suas autoridades. Aliás, eu ouvi isso na semana passada e, mesmo parecendo fazer sentido racionalmente, parece que a coisa toda não se encaixava dentro de mim porque eu não consegui entender como aplicar isso na minha vida... até hoje. E foi bom porque desta vez eu ouvi do próprio Deus e não de alguém. Não me senti acusada, não me senti manipulada e nem forçada a nada. E foi fácil fazer o compromisso com Deus de que eu não vou mais dar nenhuma direção a uma autoridade na minha vida.

E agora eu vejo se cumprindo algo que alguém muito querido me disse recentemente: uma vez que eu rasgue o meu coração para Deus as coisas vão se alinhando e aquele padrão que para mim era absolutamente inatingível passou a ser verdade no meu coração de modo tranquilo, natural e simples, sem força, sem dor e sem sofrimento. E isso vem acontecendo porque não é o meu braço que está fazendo isso e sim a gentileza do amor de Deus através do Espírito Santo que se move em minha vida. E sabe de uma coisa? Eu não tenho medo de ser mudada por Ele porque eu sei que o que Deus fez de bom em mim não vai mudar mas o que me afasta Dele está sendo removido e a cada dia posso viver uma vida cristã mais real, mais sincera, mais plena e mais próxima do Pai. E isso é definitivamente TUDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário