Já falei do assunto e sei que um dos mandamentos de Deus é o famoso "não matarás". Tenho tentando manter isso em mente e sempre considerar isso como um guia para os meus atos, mas percebi que, mesmo querendo muito, muitas vezes não consigo fazê-lo.
Fazendo uma análise sobre a minha dificuldade nesse sentido, percebi que o primeiro problema é que é mais fácil ter uma ordem mental do que fazer do que seguir o que não fazer. Sendo assim, veio a pergunta: "Qual seria a ordem positiva para este desafio? Ou seja, o que eu DEVERIA estar fazendo?". A resposta ao meu ver mais óbvia é: "Gere vida".
Sim, sim... gerar vida... hum... como assim? Como é possível gerar vida?
Obviamente que não é a intenção falar de fazê-lo literalmente, portanto, a idéia não é engravidar... então, como fazer para gerar vida?Afinal, o que é vida além do que consideramos literalmente (ou seja, do ato de respirar e ter o coração batendo no peito)?
Bom, vida para mim é em primeiro lugar ter o amor de Cristo. Isso porque sem esse amor eu não consigo suportar a maior parte das coisas que acontecem no meu dia. Aquele pisão no pé que recebo no metrô ou no trem lotado, o desânimo que invade a gente ao pensar em enfrentar o trânsito tenebroso de uma cidade grande, a quantidade de coisas a se fazer para cuidar de uma casa, a responsabilidade sobre as tarefas a serem executadas profissionalmente, a pressão de fazer a coisa certa ao educar o seu filho... sem o amor de Cristo eu não consigo lidar com nada disso corretamente (aliás, com algumas dessas coisas, eu simplesmente não consigo lidar sem o amor Dele).
Vida é ter sonhos... alguém que não sonha, não segue adiante, fica parado no mesmo lugar... ou seja, morreu. Então, ter vida é ter sonhos. Gerar vida então é incentivar sonhos, é orientar pessoas ao redor para que elas sonhem de modo a alcançar seus objetivos, de modo a construir em seus corações e mentes algo que de fato tragam um futuro melhor para si e para seus amados. Gerar vida é motivar alguém a continuar sonhando.
Alguém com vida é alguém alegre. Então, gerar vida é alegrar os que nos rodeiam, não fazendo necessariamente piadas (especialmente aquelas que diminuem outro ou que contam com palavreado indelicado) mas principalmente trazendo o lado bom daquilo que elas vivem. Muitas coisas tem um lado bom (algumas como usar drogas parecem ter mas na realidade são um engodo, um engano) e é importante ressaltá-lo. As pessoas sempre tem qualidades e capacidades interessantes e é importante que ressaltemos isso.
Viver é desfrutar daquilo que o Criador fez e colocou em nossas mãos. Ou seja, é saber curtir um dia de sol, é aproveitar uma tarde de chuva para dançar com alguém, é sair para caminhar no frio e notar as cores diferentes nas folhagens, é saborear um bom prato de comida, é entender que não há nada mais importante do que o momento que vivemos agora.
Mais do que isso, viver é sermos gratos por aquilo que somos e temos e não reclamar daquilo que não está ao nosso alcance. Se pudermos buscar, que corramos atrás; se não for possível, que possamos aquietar nossos corações e permitir que a gratidão inunde nossos seres trazendo uma ligação íntima de reconhecimento da grandeza de Deus por tudo aquilo que Ele é.
Ps.: um dia, quero poder dizer que aprendi a viver e gerar vida o tempo todo... quero poder dizer, sem mentir e sem esquecer de momentos de franqueza, que apesar de tudo, eu pude gerar vida para mim e para aqueles que estão ao meu lado... ou seja, que eu, mesmo que parcialmente, pude ser como Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário