Acabei de ver em uma rede social uma figura dizendo: "se o sonho é meu, eu o enxergo como eu quiser!". Essa de fato é uma realidade e eu sei que essa frase tem o objetivo de motivas as pessoas, deixando-as confortáveis com aquilo que elas vêem e sonham, não se importando com o que os outros pensam do que elas querem para si mesmas.
Quando o sonho é meu, de fato, eu posso enxergá-lo do jeito que eu quiser. Se é o meu sonho ter uma casa com jardim, eu posso imaginar e buscar ter um jardim do jeito que eu quiser, afinal, não importa o que outros pensem, o jardim é a concretização do meu sonho e eu posso colocar nele qualquer coisa: anões de jardim, flores, árvores gigantes, fitas coloridas ou qualquer outra coisa que faça sentido para mim, mesmo que não faça para os outros.
E quando os sonhos são nossos, certamente eles estarão sujeitos à nossa visão limitada e à nossa inconstância de sentimentos. Ou seja, se eu for uma pessoa constante, eles serão sempre firmes mas, se eu for inconstante, os meus sonhos serão inconstantes como eu e eu estou arriscada a não atingir nada por sempre mudar o alvo. Ou conquistar um montes de coisas que simplesmente não satisfazem porque eu mudei ou só porque me sinto mal naquele período.
Por outro lado, quando os sonhos são de Deus, eles são constantes e firmes porque eles expressam aquilo que Deus quer ser nas nossas vidas: a firmeza e a constância de que precisamos para prosseguir. Mas isso faz com que não tenhamos mais o direito de enxergar esses sonhos do jeito que quisermos.
Eu explico: quando os sonhos são meus, posso pintá-los da cor que eu quiser. Quando eles são de Deus, eu participo mas no fim não decido nada. E, apesar de parecer muito ruim, isso é excelente: esses sonhos são imunes às minhas falhas, às minhas limitações e à minha visão distorcida pelas feridas que a vida tenta (e consegue às vezes) fazer no meu coração. E tem mais: eles estão baseados na visão Daquele que conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para mim. Portanto, os sonhos Dele não geram desgosto (embora possam gerar algumas frustrações no meio do caminho, especialmente para os mais orgulhosos).
Depois de chegar a essa conclusão, eu ainda me pergunto porque foi que eu perdi tanto tempo tentando controlar coisas que não fazem o menor sentido na minha vida ao invés de entregar a Ele a direção de tudo... o meu anseio é então que outros que ainda não enxergam a liberdade que é sonhar os sonhos de Deus possam ter suas vistas saradas e possam ver que essa é a única escolha que tem satisfação garantida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário