No meu aniversário recebi uma linda carta de alguém muito importante para mim. Ali tinham algumas piadinhas e muitas coisas bonitas mas tinha uma frase que marcou-me profundamente: "eu acredito em você".
Quando eu era criança, não sei quantas vezes ouvi isso ou não dos meus pais mas não me lembro de ter ouvido isso explicitamente deles. Isso não necessariamente é uma coisa ruim porque eu me lembro deles me apoiando e incentivando em uma série de ocasiões mas para alguém como eu que guarda primeiramente as coisas que escuta, é difícil de reconhecer esse apoio sem pensar um tanto no assunto. Claro que nada foi feito de propósito, afinal, se eles soubessem que eu entendo bem melhor as coisas ouvindo, eles teriam dito isso muito mais vezes verbalmente (além de demonstrar).
Por outro lado, já vi algumas vezes pessoas que dizem que acreditam no que eu falo e simplesmente agem como se eu fosse o inimigo número 1. Estranha essa postura, não? O pior, como eu entendo o que a pessoa fala e levo realmente em consideração o que foi dito, demoro para identificar que isso era apenas um discurso bonito para me convencer a algo mas que, no fundo, não passa de palavras ao vento.
Só que, quando a pessoa demonstra para mim que acredita em mim e acredita no meu potencial e não fala, eu também tenho muita dificuldade de entender que essa pessoa gosta de mim, especialmente quando ela age corretamente a meu favor mas eu não entendo o que ela está fazendo. Neste caso então fica pior: eu acho que ela está de perseguição comigo e apóio a minha opinião errada no fato dela nunca ter se expressado verbalmente em contrário.
Enfim, o ponto é que nesta carta que ganhei (ok, eu pedi a carta de aniversário mas ela superou as minhas expectativas) dizia isso e, de verdade, ouvir isso de alguém especial para você não tem preço. É como se tudo tivesse mais leve, afinal, mesmo que eu enxergue dificuldades, a pessoa ao meu lado vê que eu tenho condições de superar o que vier e portanto não tenho o que temer... é como se Deus estivesse dizendo para mim através dele: "não se preocupe, viu como Eu fiz tudo direitinho? Mesmo que você não veja, saiba que Eu já te dei o que é necessário para você prosseguir".
E hoje, lembrando da delícia que foi me sentir amada e apoiada assim, pude jogar essa mesma sementinha na vida de um amigo. Ele me pediu para confirmar algo que não era verdade e eu disse a ele que não o faria e que, na verdade, ele não precisa de mentiras para se manter em nenhuma situação e que eu acredito no potencial dele. Ao contrário do que eu pensava que aconteceria, ele entendeu e me perdoou, e ficou feliz com o que eu disse dele. E eu senti que quando recebemos uma coisa boa precisamos repassá-la, sem medo de perder se não guardarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário