quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ThanskGiving Day

Gratidão é, na minha visão, mais do que um ato: é um estilo de vida. E ele só é possível a quem entende que, de verdade, ninguém tem obrigação de te fazer absolutamente nada nesta vida. Nem Deus. Portanto, tudo o que recebemos, tudo o que ganhamos, tudo o que vivemos, é de graça, e cabe então a nós sermos agradecidos por tudo o que nos acontece, seja agradável, seja algo não tão agradável assim.

Da mesma forma que perdoar é uma decisão, ser grato também o é. Explico: temos sempre a oportunidade de escolher se, ao acontecer algo em nossas vidas que seja diferente do inicialmente planejado e que não pareça bom, estaremos agradecidos e confiantes de que Deus tem sempre o melhor para aqueles que O amam, ou se ficaremos chateados e abatidos com aquilo que não é bem o que esperávamos.

Obviamente não acredito que nascemos exclusivamente para o sofrimento, muito embora creio que quando Jesus falou em tomar a sua cruz e segui-Lo, entendo que boa parte disso parece ser mesmo um sacrifício (ou pelo menos no momento em que acontecem coisas que não são tão legais ou gostosas assim). Creio então que teremos sim momentos de dor, como o próprio Jesus disse em João 16:33: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". Mas, a vida não será apenas dor e superação. Existirão momentos de muita alegria, muito divertimento, descanso e boas sensações. Aliás, o próprio Jesus menciona no versículo comentado anteriormente que faz uma série de recomendações para que tenhamos paz, mesmo em meio às aflições.

Pesquisando na Wikipedia sobre o que é gratidão, encontrei o seguinte:

"A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguem que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.
A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; freqüentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo."

Interessante ver a Wikipedia mencionar que a gratidão é o tema central do cristianismo. Será mesmo? Não sei dizer quantas vezes eu parei nesta semana apenas para agradecer a Deus por tudo o que Ele é na minha vida. Só sei dizer que foram poucas. Se eu for contar quantas vezes agradeci no ano, acredito que proporcionalmente foram menos ainda. Mesmo no dia de hoje, sei que o fiz apenas uma vez e mesmo assim vejo que, na maioria das vezes em que me dedico a agradecer, alguma coisa acaba tirando o meu foco e eu passo a conversar com Deus sobre outras coisas que não são exatamente expressar gratidão. Não sei dizer sobre os outros mas eu arriscaria dizer que faço parte infelizmente da maioria e não de uma parcela que é a exceção nesse quesito.

Penso eu então que agradecer não é uma opção. Se tudo o que usufruimos é de Deus, então nada é nosso, e portanto, só por causa disso já deveríamos ser conscientes de que temos motivos suficientes para agradecer sempre. Fora que agradecer é ordenação de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:15-23:

"Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extingais o Espírito.
Não desprezeis as profecias.
Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo"

Portanto, a gratidão é essencial para que possamos alimentar a nossa fé e com ela seguir a Cristo e agradarmos ao Pai. Porque afinal de contas, como diz em Hebreus 11:6 claramente: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.". Sendo assim, qual é a melhor maneira de expressar fé? Entendo que é agradecendo pelo que recebemos, parecendo-nos bom ou não.

Que saibamos viver agradecidos por tudo o que acontece: pelo nosso acordar, pela comida, pelo respirar, pelo transporte, pelas pessoas ao nosso lado (todas, inclusive aquelas que não cheiram bem ou que são arrogantes e nos irritam), pelo trabalho, pelo descanso, pela alegria, pela dor, pelo momento de luta e pela vitória. Sejamos gratos, independente do que está acontecendo: sejamos gratos assim como Deus é bom e misericordioso. E que todos os dias sejam dias de ação de graças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário