sexta-feira, 8 de junho de 2018

Uma vida que vale a pena: parte 4 - descanso

Descansar: uma coisa tão desprezada nos dias de hoje, em que soa bonito parecer ocupado, parecer atarefado, parecer importante...
Se até Deus, O criador de todas as coisas, O todo poderoso, quando criou o mundo, no sétimo dia repousou, quem somos nós para acharmos que isso não nos cabe e não nos serve? Por que temos esse instinto de ultrapassarmos o limite errado?
Como seres humanos limitados e falhos, o descanso se faz necessário em vários níveis: não adianta eu achar que vou seguir a vida bem se eu não consigo dormir a quantidade de horas necessária ou se simplesmente quando durmo sonho o tempo todo com aquilo que me preocupa ou me traz angústia? Aliás, admitir que existe algo que te traz angústia tem uma única utilidade: te mover para que ela seja eliminada da sua vida. Caso contrário, o estresse te consumirá, mesmo você dormindo todas as horas que você quiser ou fazendo todos os tipos de meditação, relaxamento ou prática emocional ou espiritual que pense que funcionará. Entregar a angústia nas mãos de Deus e repousar Nele é básico.
Uma vez eu ouvi do meu primeiro pastor uma coisa que procuro levar para toda a minha vida: as vezes a coisa mais espiritual a se fazer por si mesmo é simplesmente deitar-se e dormir umas boas horas. Nada mais e nada menos do que isso. E quantas vezes negligenciamos (falo pelo menos por mim mesma) essa necessidade fisiológica e estrutural do ser humano, bombardeando o meu físico com uma carga que ele não foi preparado pra aguentar?
Mas também não adianta ter o melhor colchão do mundo, coberto por lençóis de fios egípcios, se não tem remédio que te faça repousar... Então, a primeira coisa que precisamos aprender a relaxar e descansar é a alma. Trazer dentro de nós ansiedade, angústia ou dor definitivamente pode até acontecer por um tempo (porque somos humanos e as vezes acontece), mas escolher permanecer carregando isso é escolha nossa... e escolher depositar as preocupações nas mãos do seu Pai definitivamente alivia o estresse mais do que qualquer psicotrópico que possa ser consumido.
Uma pessoa descansada é sempre apta pra pensar com calma, avaliar com a razão, ponderar com o coração e agir com sabedoria em cada situação. Uma pessoa descansada faz boas escolhas pra si e para os outros, consegue e faz coisas que sempre surpreendem positivamente no momento de crise, e não se deixam perder pelo meio do caminho. Descansar é vital.
Pra mim, decido colocar em prática o que diz na Biblia em Mateus 11:28-29:
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas"
Por hora isso ainda é mais uma intenção de vida do que uma prática em si, mas de algum canto precisamos começar a organizar a vida, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário