sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Deus é um procrastinador?

Ainda sobre o estudo que estou assistindo, no capítulo de hoje o instrutor comenta sobre o fato de que toda a criação vem do Único Criador: Deus. Naturalmente, isso quer dizer que tudo o que vem à existência vem da mesma origem: Ele. E isso inclui também a nós. 
Portanto, quando dizemos que tivemos uma ideia, na verdade, nós a recebemos por inspiração de Deus, mas não a criamos por completo. Isso porque a origem de tudo é Ele, e nós somos apenas expressão da imagem Dele, e somos apenas frações ambulantes da Sua imagem. Mas portamos dentro de nós o Seu Santo Espírito por completo, então, no fim das contas, somos pequenas réplicas do Original e tudo vem Dele. E cabe a nós escolhermos assumir ou não a nossa parte, que é escrever uma história de imagem e semelhança mais fiel possível em relação ao nosso Criador e Pai. 
Bom, tudo isso só pra contextualizar e dizer que, assim sendo, teoricamente deveríamos ter como natureza as mesmas atitudes que Ele, e com isso, então teríamos (mesmo que em frações menores muitas vezes) os mesmos resultados. Até aí tudo bem, pra mim nada de muito novo ou impactante, porque apesar de muito poderoso, já não era novidade para mim esse conhecimento. 
Mas, de repente, o homem me solta a seguinte pergunta: "você acha que Deus é procrastinador?" e ele mesmo já respondeu, comentando que obviamente quando Deus te dá uma ideia, Ele já tem tudo pronto pra começar aquela construção imediatamente, ou iniciar o processo da sua preparação para que tudo aconteça. 
Então eu parei o vídeo e voltei pra conferir se era isso mesmo que tinha ouvido.. E sim.. A pergunta era justamente essa, e quando eu a ouvi de novo, entendi tudo: se o Espírito de Deus habita dentro de nós, e Ele é a expressão completa do Seu caráter, então quando expressamos algo que não tem a ver com o que Ele é, isso significa que não estamos nos conectando com aquela identidade que Ele nos deu quando aceitamos o sacrifício de Jesus na cruz. A Bíblia fala que quem está em Cristo é nova criatura, e portanto tudo se fez novo (inclusive nós mesmos)... Ou seja, quando eu recebo uma ideia e entendo que ela é de Deus, então se eu não começo a me mover na direção de colocá-la em prática, eu simplesmente estou me permitindo expressar para o mundo uma característica do meu velho eu que não me pertence mais, enganando às pessoas e à mim mesma sobre o caráter de Deus em relação ao que Ele diz. 
Isso é bem grave! Até porque nada disso tem a ver com o desejo Dele como Bom Pai para a vida de Seus filhos... E isso sim é fugir do sonho e do propósito Dele para cada um de nós.
Procrastinar é humano, e insistir nisso é mais do que burrice: é contra a nossa nova natureza em Cristo...
Assim, me restam duas possibilidades: continuar fingindo que eu não ouvi nada disso e seguir a vida medíocre que tenho levado em certos aspectos (sim, porque apesar da minha vida ser maravilhosa, ela é sim mediana em alguns sentidos ainda, e reconhecer isso não é ingratidão, é apenas ser consciente dos fatos), ou então fazer uma vista de tudo o que venho empurrando com a barriga e deixando para depois, e item à item, me colocar em posição de concluir cada tarefa, a fim de que eu possa seguir adiante alçando voos mais altos. Até porque, como raios eu poderia cuidar de coisas maiores se nem mesmo das pequenas eu tenho cuidado com o zelo que eu poderia?
Reflexão dura para um sábado de manhã, mas certamente é um ponto sem retorno. E sinto que é algo que definitivamente pode mudar a minha vida, levando-a para o próximo nível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário